top of page
bewave.perfil.png

be wave.

. um blog para a cultura .

uma semana para celebrar a maioridade do centro cultural vila flor

o centro cultural vila flor (ccvf), em guimarães, celebra o 18.º aniversário com uma semana de espetáculos, de 15 a 23 de setembro, numa demonstração de diversidade e dedicação às artes desde sempre associada à sua existência.


© direitos reservados

iniciando esta celebração a 15 de setembro, às 21h30, no pequeno auditório, jonas&lander presenteiam-nos com a sua primeira cocriação, "cascas d'ovo", obra que os levou a vários palcos nacionais e internacionais. esta é uma peça icónica que nasceu da "necessidade de explorar uma comunicação telepática, sobre-humana, enquanto expoente máximo da conexão relacional de um casal, oferecendo-nos a experiência de uma nova dimensão de diálogo, onde se repensam as relações sociais e as suas formas de expressão: o teatro como microcosmos da sociedade que submerge o público no silêncio e na música de corpos que comunicam".


jonas lopes e lander patrick são uma dupla de coreógrafos portugueses detentora de uma forte assinatura de autor, que invariavelmente mostram as suas criações além-fronteiras, colaborando também por esse mundo fora com pessoas que admiram no mundo artístico.

a celebração prossegue com a música na dianteira, a dominar no sábado e no domingo, no grande auditório e no jardim, respetivamente. O dia 16 é de estreia em guimarães, com o compositor, produtor e dj gabriel prokofiev a ser convidado para um concerto em colaboração com a orquestra de guimarães, dirigida pelo maestro vítor matos. A partir do seu repertório, que se posiciona de forma única na intersecção entre o passado e o futuro da criação musical contemporânea, gabriel combina uma ampla experiência em composições clássicas e sinfónicas.

no dia seguinte, domingo, é a vez de pedro mafama partilhar o seu mais recente álbum, "estava no abismo mas dei um passo em frente", que lhe valeu uma nomeação para os prémios play na categoria de artista revelação.

a celebração completa-se com o teatro a ocupar o centro das atenções desta grande festa. será a estreia em absoluto de "palco principal", a nova criação do coletivo sillyseason, contando com intérpretes como dalila carmo, ivo saraiva e silva, aura da fonseca, cátia tomé, joão cachola, ricardo teixeira ou rodrigo teixeira.


a peça será apresentada na maior sala do ccvf no dia 23, sábado, às 21h30. neste espetáculo, em que o olhar recai sobre o universo de tchékhov e d'"a gaivota", tende-se a resgatar e inscrever narrativas perdidas na maior ficção de todos os tempos: a história.

Comments


bottom of page