top of page
bewave.perfil.png

be wave.

. um blog para a cultura .

um encontro explicado através de uma tática futebolística: zé vargas lança "442"

o músico, cantor e compositor zé vargas lançou um novo single, "442", que conta com letra e música da autoria do próprio e produção de johnny barbosa. uma canção pop-rock sobre um rapaz que teve um encontro e resolve partilhar os detalhes da experiência através da gíria futebolística e, especificamente, da tática 4-4-2, que dá nome ao tema.


@rosmaninhofilmphoto

"em minha casa sempre se viveu muito o futebol, não fosse eu sócio do benfica desde o dia em que nasci. por estar rodeado de futebol também na cultura portuguesa em geral, a ideia de descrever um encontro usando termos futebolísticos surgiu naturalmente e acredito que a maioria dos portugueses vão saber do que estou a falar", diz zé vargas. adianta ainda que "442" conta a história de um rapaz que descreve o seu encontro romântico da única maneira que sabe: com termos futebolísticos. "no fim de contas não ficou feliz com o resultado e que bem lhe saberia um gelado para se animar", acrescenta


a música é descrita pelo artista como "uma infusão de energia" e é o primeiro single a ser editado pelo músico após o seu ep de estreia, "palpites (lado a)", de 2023. abre ainda caminho para a sequela, "palpites (lado b)", a editar no primeiro semestre deste ano. 


zé vargas tem desde sempre, e nas palavras do próprio, "a cabeça feita em música". como jovem que nasceu na era digital, começou a explorar a sua veia artística ao criar um canal de youtube, no qual reúne já mais de 10 anos de experiências e sobretudo versões de originais de outros artistas.


em 2016, editou o primeiro single da sua autoria, "fallin", e alcançou o segundo lugar no ranking global da plataforma tradiio. nos anos que se seguiram desenvolveu a sua identidade artística e, em 2022, lançou finalmente o primeiro tema em português, "palpites", que deu início a esta nova fase da sua carreira em que se apresenta entre a pop e o rock, tendo como principal cartão de visita a guitarra virtuosa. 


da parceria em estúdio com os produtores e músicos joão só, johnny barbosa e treego surgiram os singles seguintes, "salva-vidas" e "não faz nenhum". o seu primeiro curta duração inclui, ainda, as músicas "só tu" e "lugar para mim", esta última escrita em parceria com joão só.

bottom of page