top of page
bewave.perfil.png

be wave.

. um blog para a cultura .

sara xavier explora relação com o corpo com utentes de um lar


"lar" é um "projeto de criação, de aprendizagem e de aproximação à comunidade em que se insere", diz sara xavier. a relação com o corpo, o conhecimento dos seus limites e a possibilidade de se aperceberem que os limites estão para lá do imaginável é um dos grandes focos deste projeto que está ser realizado em parceria com os utentes da venerável ordem terceira de são domingos, em guimarães.

© bruno carreira/cisma

o projeto é inspirado na linguagem de movimento gaga, no qual se procura a liberdade e o prazer de movimento para todos. "despertar sensações e oferecer a possibilidade de desenvolver a coordenação, agilidade e flexibilidade, estimulando a imaginação e construindo uma experiência física e multi-sensorial desafiante, respeitando a individualidade de cada um" são os princípios base de lar.


durante um mês, a vimaranense sara xavier foi à venerável ordem terceira de são domingos três vezes por semana para trabalhar com os utentes neste que é um projeto piloto no nosso país.


em portugal, gaga só é feito por bailarinos. porém, o criador desta linguagem, ohad naharin, já experimentou no lar da mãe, em israel, e diz que os resultados "são incríveis, mesmo em pessoas com alzheimer e parkinson".


sara xavier comprovou que tem tido "muito bom feedback" dos utentes com quem tem trabalhado. "têm mais facilidade de movimento e dizem que os exercícios de fisioterapia agora não lhes custam tanto", justificou.


o projeto terá uma apresentação pública no dia 14 de janeiro, às 16h00, no café concerto do centro cultural vila flor, em guimarães. depois da apresentação pública no dia 14, será feita uma apresentação aos utentes e familiares, no dia seguinte, às 15h00.


conta com a participação de antónio silva, antónio ferreira, artur bastos, brasilina pereira, filipe sousa, francisco de freitas, laurinda sampaio, lídia lopes, manuel ferreira, manuel sousa, maria da conceição gonçalves, maria da conceição pereira, maria fernanda pires de carvalho, maria josé costa silva, maria lopes, maria luísa machado, maria madalena nicolau, maria rosa leite, rosa de oliveira e rosa novais, utentes da ordem de são domingos.



Comments


bottom of page