top of page
bewave.perfil.png

be wave.

. um blog para a cultura .

josé camilo & seus cúmplices lançam disco que faz acreditar que é possível sonhar e fazer a diferença

josé camilo acaba de editar o lp "josé camilo e seus cúmplices", depois do lançamento dos singles em antecipação, "sangue beirão, faca no coração" e "turismo".

© direitos reservados

na vertigem dos tempos incertos, josé camilo destaca-se com a visão aguçada e a experiência de vida que muitos ainda procuram. liderando a sua banda, seus cúmplices, o artista embrenha-se em histórias de personagens de banda desenhada, heróis do quotidiano, mulheres sonhadoras dos arredores e jovens lutadores, criando um cardápio de canções que refletem as batalhas diárias e os sonhos adiados.


influenciado pelo rock alternativo reminiscente de seattle e pelo rock clássico português, à boa maneira de jorge palma, josé camilo oferece um álbum que navega por emoções diversas: ora lentas, ora rápidas; ora urgentes, ora dóceis. a essência romântica e lírica do artista, fortemente ligada à sua guitarra e aos seus riffs, é a espinha dorsal deste trabalho. o álbum é também elevado pela presença de uma bateria metronómica, um baixo impulsionador, teclados que enriquecem as melodias e harmonias vocais que surgem em momentos-chave, conferindo uma coesão e uma força inéditas ao conjunto de faixas.


este corpo de trabalho não só celebra a experiência lírica e poética de josé camilo, como também se destaca pelo valor instrumental, cantando as vidas e as histórias heroicas dos subúrbios. cada canção é um reflexo da paixão, do amor, do esforço e da luta, retratando a transformação das experiências da adolescência e da juventude do artista numa obra de arte musical.


josé camilo & seus cúmplices apresentam um disco, homónimo, e profundamente significativo: é o álbum de um homem, da sua banda e da sua mensagem. este trabalho destina-se a todos, mas ressoa particularmente com aqueles que acreditam no poder transformador da música e na capacidade de uma guitarra inspirada para criar canções que se cantam a pleno pulmão.


a acompanhar o lançamento do disco, surge o single "ensaio sobre a paixão". a canção é a balada de "josé camilo e seus cúmplices", onde a escrita poética de josé camilo usa todo o seu arsenal de vocábulos fortes, e as palavras trepam os corpos nus dos amantes sem qualquer vergonha. a estas palavras somam-se as guitarras eléctricas, distorcidas o quanto baste, e também a segunda voz feminina que completa aqui e ali o refrão. todos os bons discos de rock têm a sua canção mais lenta elevando-nos a um céu de nuvens que sobrevoamos no tapete voador imaginário que o autor tão bem descreve. uma “baladona” para corações fortes que não têm medo de ser lamechas.


para todos aqueles que sentem a música como uma força capaz de transformar a realidade, "josé camilo e seus cúmplices" é um convite a acreditar que, mesmo nos tempos mais incertos, é possível sonhar e fazer a diferença. o disco já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e tem o selo da editora brava marítima.

Comentarios


bottom of page