top of page
bewave.perfil.png

be wave.

. um blog para a cultura .

iolanda vence festival da canção 2024

a cantora iolanda vence o festival da canção 2024, com 22 pontos, e vai representar portugal na suécia.


© direitos reservados

o "grito" dos portugueses vai ouvir-se em malmö, na 68ª edição da eurovisão da canção, depois de ter alcançado a pontuação máxima dos jurados e 10 pontos do público.


joão borsh ficou em segundo lugar, com "...pelas costuras", e leo middea, com o seu "doce mistério", ficou em terceiro.


cantora e compositora nacional, iolanda lançou em março de 2023 o seu ep de estreia "cura". natural de são pedro de cova gala, na figueira da foz, mudou-se para lisboa aos 17 anos. antes disso, aos 14, já dava os primeiros passos na escrita.


tentou como porta de entrada atuações em bares e concursos de talentos nacionais, e depois mudou-se para londres, onde estudou songwriting na bimm, universidade de sussex. na sua música, ouvimos pop, r&b, sem esquecer as raízes tradicionais portuguesas e ibéricas.


durante a pandemia, "cura" levou a voz de iolanda às rádios nacionais e a importantes palcos. uma obra que vive da vulnerabilidade emocional num storytelling tenso e sensual. 


as meias finais da eurovisão decorrerão nos dias 7 e 9 de maio e a final no dia 11. portugal sobe a palco na primeira noite de celebração dos 50 anos da vitória da suécia com os abba.


Comments


bottom of page