top of page
bewave.perfil.png

be wave.

. um blog para a cultura .

entramos em "casa" de fernando daniel: um super bock arena esgotado

. os relógios anunciavam as 21h00 e os fãs de fernando daniel esperavam ansiosamente para celebrar com o músico mais uma conquista: um super bock arena - pavilhão rosa mota esgotado.


© cláudia crespo / be wave.

fernando daniel fez do porto lar e deixou que os presentes entrassem no seu lugar. foi na sala de estar, com os amigos em casa e com todos os pormenores que os mais atentos podiam observar, que deu início ao concerto com "nós os dois". seguiram-se "outra vez" e "cair" - e a prova de que a plateia sabia os versos de trás para a frente -.


foi então que, na varanda de casa, em palco, surgiu beatriz rosário para interpretar "metade", o tema que têm em comum. e num agradecimento, por o aceitarem "tal como é", o super bock arena cantou em uníssono os versos: "se o teu mundo cair/eu deixo o meu por ti/prometo dar ouvidos aos teus medos/e vou guardar memórias e segredos".


"a música que acabei de tocar vai ser sempre uma das mais especiais da minha vida", disse depois de "prometo". era um dos momentos mais aguardados da noite e isso sentiu-se quando se ouviu a palavra "papá", dita pela filha matilde. lembrando que a escreveu "com todo o amor e carinho", fernando daniel explicou que esta música se tornou "muito maior do que uma música de um pai para uma filha". "vocês levaram esta canção a um sítio que eu não estava à espera, confesso. vocês e mais outra pessoa que decidiu uma vez surpreender-me e cantar esta canção. essa pessoa também muito especial para mim": anunciou, assim, o segundo convidado da noite, o sobrinho diego.


"parar o tempo" era aquilo que todos queriam quando entoaram os primeiros acordes da "se eu". "entre nós", "memória" e "mágoa" deram continuidade à noite mágica e de sonhos que se viveu antes mesmo de se fazer uma viagem a 2016. tudo com um arranjo pensado para se mostrou de cara lavada: um coro de seis vozes e um sexteto de cordas.


"a minha carreira tem sensivelmente seis anos", disse recordando que há muita gente que o acompanha há muito tempo. "alguns começaram a acompanhar-me neste último disco. alguns de vocês começaram com o meu segundo disco. há ainda alguns de vocês que vieram um bocadinho mais de trás, com o meu primeiro disco. e há muitos de vocês que me acompanham desde 2016, o ano que mudou a minha vida". e, com um agradecimento ao the voice, fernando daniel cantou "when we were young", tema que levou às provas cegas e que se tornou viral. "ao tempo que ele queria isto", lia-se nos papéis levantados pelos fãs.


foi com o seu último álbum, "v.h.s (vol.1)", que a viagem seguiu, ao som de "início, meio e fim". visitamos, logo depois, "presente", com "raro", cantando ao volante, e "sem ti". "é um orgulho estar aqui desde o dia um, estar aqui hoje e perceber que ainda há muito mais por vir", frisou agir, o convidado desta última música que nos levou a "dona da razão".


outro dos momentos altos e mais esperado da noite foi "casa", que levou fernando daniel ao centro da super bock arena para cantar no meio de fogo. seguiu-se "nada a perder", sem carlão, mas com o personagem principal da noite a fazer um excelente trabalho. e, anunciando "nada mais" e entre muitas "voltas", despediu-se do porto com várias vozes a pedir "mais uma".


com o pormenor da fotografia do avô em casa, o músico subiu novamente a palco e dirigiu-se para o piano, colocado bem no centro do espaço. "melodia da saudade" não deixa nunca ninguém indiferente, nem o próprio. "porto, isto não estava previsto", disse emocionado e entre muitas pausas. "acho que tudo acontece por uma razão, mas continuo hoje sem compreender por que é que o meu avô não está cá comigo. é a pessoa de quem eu tenho mais saudades", referiu lembrando que neste percurso deu por ele muitas vezes a pensar em desistir e a parar um bocado. porém, acredita que "todas as vezes que alguma luz brilhou e que alguma coisa me disse "é o teu sonho, vai"", foi sempre o avô a dar-lhe a mão.


e como quem pede ao público para que fiquem só mais um bocado, interpretou "espera". afinal, havia uma surpresa mais: fernando daniel saiu do palco e dirigiu-se para as bancadas enquanto passava nos ecrãs o vídeo daquilo que estava a fazer, mas também de um novo videoclip. uma música nova, "contigo", e um pedido de casamento. começou assim uma nova etapa da sua vida que trará "v.h.s (vol.2)".



Comments


bottom of page