top of page
bewave.perfil.png

be wave.

. um blog para a cultura .

centenário do teatro cinema de fafe marca programação de janeiro

o teatro cinema de fafe comemora, a 10 de janeiro, o seu centenário e será objeto de um ciclo comemorativo, ao longo de todo o ano, que envolverá teatro, música, dança, conferências, exposições, arte digital e visitas guiadas.


© direitos reservados

no dia em que se assinalam 100 anos após a inauguração do teatro cinema, o fadista camané apresenta um espetáculo em que percorre alguns dos seus trabalhos mais icónicos. a viagem musical começa nos primeiros álbuns, editados nos anos 90, e segue até ao mais recente disco, "horas vazias".


o concerto sucede à sessão solene que terá lugar às 18h30, no salão nobre do teatro cinema, momento evocativo que marca o arranque das comemorações da efeméride.


no fim de semana de 13 e 14 de janeiro, o espetáculo "primo vere", a primeira parte da ópera carmina burana, transformará o teatro cinema num imenso palco. o projeto envolve várias entidades culturais da cidade que apresentarão, ao longo do ano, as restantes peças com o objetivo de um evento final a realizar-se em dezembro de 2024. este trabalho tem coordenação articulada da escola bailado de fafe e da academia de música josé atalaya.


na sexta-feira, dia 19, a sala manoel oliveira está reservada para uma noite de jazz pela fanfart.


a 20 de janeiro, o músico fafense, valter lobo, atua em casa e apresenta o seu projeto mais recente, "primeira parte de um assalto", novo disco produzido e gravado por pedro sousa moreira num moinho de vento centenário.


numa organização conjunta da escola de direito da universidade do minho e da câmara municipal de fafe, no fim de semana de 26 e 27 de janeiro, o teatro cinema, acolhe as primeiras jornadas de direito administrativo.


as comemorações dos 100 anos do emblemático teatro cinema de fafe incluem ainda um espetáculo de comédia, na noite de 27 de janeiro, com o humorista pedro tochas, que faz a sua estreia nesta cidade.

no final do mês, o espaço acolhe sessões de teatro pedagógico: “the detectives”, no dia 30, direcionado aos alunos do 9º ano, e "my heart theatre", para as turmas de 11º ano.

bottom of page