top of page
Foto do escritorbe wave

camilo fez da coruña "nuestro lugar feliz" e continua a fazer o que de melhor sabe: cantar e fazer o público feliz

na noite de oito de junho, a coruña foi o nosso lugar feliz. no coliseum, camilo preparava-se para dar início à tour. descalço e com uma camisola branca, como é habitual, e com umas calças com desenhos de ferramentas e assinaturas. em palco, a banda, e uma garrafa onde se lia "mi lugar favorito etc", fazendo referência ao seu espaço criativo (el taller creativo).



depois de se ouvir a voz de índigo, a apresentar o seu "papá", camilo entrou em palco para cantar "bebé". seguiram-se "aeropuerto" e "kesi", músicas que levaram o público, logo no início do concerto, a dançar e a cantar como se não houvesse amanhã. e foi com "una vida pasada", do seu mais recente álbum, "cuatro", que falou, pela primeira vez: "esta noite, a coruña, é o nosso lugar feliz".


"eu sonhava voltar a estar com vocês", disse o artista que afirmou que aquela noite era "muito importante". antes de interpretar "no se vale", contou que o primeiro concerto que fez foi em espanha, país onde começou, também, a sua primeira tour. os fãs ouviam atentamente cada palavra de camilo, mas "pegao" voltou a tirar o silêncio à sala. dos oito aos oitenta, fizeram-se ouvir quando gritavam "pegao, pegao, pegao de ti".


já sabemos que, num concerto com apenas duas horas e tantos álbuns e músicas lançadas, é impossível ouvir tudo aquilo que queremos, mas o medley "contigo voy", "no te vayas", "despeinada", "tattoo", "la boca" e "desconocidos" fez a noite de alguns presentes que queriam mesmo ouvir essas canções.


brincando com dani, membro da banda, apresentou "gordo", tal como se ouve no início da canção: em vez de "no saben la que me pasó", disse "no saben lo que nos pasó hoy, ¿no, dani?". e todos facilmente perceberam o que se ia seguir.




camilo estava visivelmente feliz e emocionado por estar ali. "para um artista como eu, espanha não está garantida", contou acrescentando que, apesar do mesmo idioma, "é um sonho". "vocês têm bom gosto, e muitos bons artistas podem estar aqui. por isso agradeço muito a espanha, são muito generosos comigo e eu faço a única coisa que sei: canções", referiu.


"mais bonito que o amor, é a consistência do amor no tempo e a relação que eu e a tribu temos é para a vida toda. prometi que sempre que fizer canções, venho cantá-las a espanha."

o concerto seguiu com "corazón de hojalata", recentemente lançada mas há alguns anos conhecida pelos seus seguidores. "el mismo aire", "salitre", "millones" e "tutu" voltaram a trazer a animação, principalmente quando camilo escreve para a projeção "te amo, a coruña" e desce para o público dando a oportunidade de que alguns fãs, nas grades, cantassem.


mesmo antes de um dos momentos mais esperados da noite, ouviram-se os primeiros acordes de "favorito" e o público não hesitou em gritar "camilo, camilo, camilo". logo depois, apresentou evaluna dizendo que todas as suas canções são "uma celebração do amor". juntos, cantaram "plis", "por primera vez" e "índigo".



se estivessemos a falar de uma peça de teatro, "la boda" terminava um ato. entramos agora num segundo, apenas com camilo em palco e uma máquina de escrever. recordou os sonhos que tinha quando começou a escrever: "viajar pelo mundo, ficar em hotéis cinco estrelas, não ter que fazer reservas, receber prémios...". contudo, quando começou a viver essas coisas, percebeu que a única coisa que encontrou no caminho que trouxe "felicidade e riqueza" foi a "tribu", como apelida os fãs.



este primeiro concerto da tour "nuestro lugar feliz" foi também o primeiro concerto de muitas crianças. consigo levaram cartazes a pedir as músicas favoritas - tal como o colombiano tinha pedido -, a dizer que faziam anos, ou que queriam subir a palco. e, por esse motivo, cantou "5:24" e "medialuna", mas antes teve de fugir do alinhamento e cantar "una canción de amor para la pulga".


ao fim de quase duas horas, voltou a pôr a energia no topo com "vida de rico", que dava por encerrado o primeiro concerto da tour que ainda agora começou e que j+a tantos sorrisos arrancou.





Comments


bottom of page