"amigos coloridos" é o primeiro single dos bandidos do cante. uma música que nos leva aos sons quentes e calmos de verão e que, certamente, vai fazer-se ouvir nas noites mais frias da estação entre abraços, sorrisos, entre amigos, namorados, namoridos e amigos coloridos, claro.
depois da participação no single de quinta platina "casa" dos d.a.m.a com buba espinho, o grupo alentejano colaborou também na canção "um dia hei de voltar", do segundo álbum de buba espinho. com estes sucessos e a participação nos coliseus, surgem os bandidos do cante. um ano depois, nasce a primeira canção original do grupo.
com foco nas novas sonoridades, esta canção traz-nos a tradição única do alentejo com muitas influências pop, invocando sempre a identidade do cante alentejano, património imaterial da humanidade pela unesco. o grupo de música popular entrega-nos um single repleto de referências à sua região, de sonoridades muito particulares e com uma produção muito própria. rico em vivências de um amor que podia ter sido só isso, mas que protegido e sem compromisso podia ter sido colorido sem ecoar num fim.
neste primeiro tema, a banda fala-nos "sobre alguém que, ao longo de uma relação, foi criando indiferença e desinteresse, apercebendo-se demasiado tarde que a amizade colorida lhe traria mais felicidade que uma relação assumida com responsabilidades", explicam.
acreditam que foram as músicas "casa" e "um dia hei de voltar" que fizeram nascer este projeto e que impulsionaram a criação de originais. "trazemos o alentejo na voz, com uma perspetiva mais atual, de evolução e transformação do cante alentejano até aos dias de hoje", afirmam os bandidos do cante.
a banda colaborou ainda no ep "canções bonitas em português vol.i" dos d.a.m.a e começam agora o percurso de originais, com "amigos coloridos", que conta com composição própria e de jorge benvinda, e co-produção da banda com eduardo espinho.
Comentários